Washington Campos


Agora você terá mais tempo para preparar e inscrever o seu projeto de cultura ligado à música brasileira no Edital Nacional 2012. AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS ATÉ 15/07!

Com isso, o Natura Musical quer ampliar a oportunidade para que mais pessoas possam enviar seus projetos.

Outra grande novidade é a unificação dos Editais Nacionais 2012 e o processo de seleção que agora se divide em 2 fases.
  • 1ª FASE: serão avaliados os projetos inscritos entre 24/04/2012 e 25/05/12 e que já possuam autorização para captação de recursos via Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual. O valor destinado aos projetos selecionados nesta primeira fase será de R$ 1 milhão, e os resultados desta etapa serão divulgados em agosto de 2012.
  • 2ª FASE: os projetos inscritos entre 24/04/12 e 15/07/12, que no momento da inscrição não possuam a aprovação prévia junto ao Ministério da Cultura para captação de recursos via Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual serão avaliados, e caso selecionados usufruirão do acordo entre Natura e MinC para receber a aprovação de captação dos recursos incentivados. O valor destinado aos projetos avaliados nesta segunda fase será de R$ 2 milhões, e os resultados desta etapa serão divulgados em dezembro de 2012.
Participe dessa rede de fomento a música brasileira. Inscreva seu projeto!

Para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no Edital Nacional 2012 siga as redes oficiais do Natura Musica e confira o novo regulamento no www.natura.net/patrocinio ou www.naturamusical.com.br. 

Em caso de dúvidas envie um e-mail para edital@naturamusical.com.br.
| edit post
Washington Campos

As Conchambranças de Quaderna


O GRANDE SUCESSO DE ARIANO SUASSUNA CHEGA A CAMPOS

Direção Inez Viana

“Trata-se de uma equipe que pesquisou, entendeu e traduziu brilhantemente o universo de Ariano Suassuna, um dos autores mais interessantes do Teatro Pátrio, e levou esse entendimento ao palco, para nossa felicidade geral”         
                                                                                           Jefferson Lessa (Jornal O Globo)


Após grande sucesso de público e crítica pelas várias cidades por que passou, “As Conchambranças de Quaderna”, de Ariano Suassuna, fará duas apresentações em Campos. Sob a direção de Inez Viana, o espetáculo, que já foi visto por mais de 10 mil pessoas, reúne duas peças numa só, ligadas por um mesmo narrador, Dom Pedro Diniz Quaderna, personagem principal do famoso romance de Suassuna, ‘d’Á Pedra do Reino’.

O elenco, Leonardo Brício, Débora Lamm, Juliane Bodini, Ricardo Souzedo, Iano Salomão, Diogo Camargos, Zé Wendell , Junior Dantas e Viviane Câmara, se reúne para contar duas histórias curtas, ambas narradas por Quaderna: a primeira, a saga de duas irmãs prometidas em casamento, onde o noivo de uma delas, no dia do matrimônio, resolve casar-se com a outra. Uma grande confusão. Já na segunda história, uma mulher faz um pacto com o Diabo para que este leve o seu marido infiel e sua amante para o inferno. Quaderna, então, se disfarça de Diabo e revela um final surpreendente, além de criar muitas “conchambranças”.

Segundo Inez Viana, um destaque especial da montagem, inspirada nos circos e danças populares, é a utilização de painéis que correm, trazendo e ocultando personagens, criando assim uma ilusão de magia e um ritmo próprio.


A versatilidade de Suassuna
Ariano Suassuna dispensa apresentação, mas nunca é demais ressaltar que o trabalho do romancista e dramaturgo é uma dos mais importantes referências da literatura brasileira. Fundador do “Movimento Armorial”, Ariano tem sua obra permeada por valores e personagens da cultura popular nordestina e de clássicos da literatura.
Suassuna escreveu “As Conchambranças de Quaderna” em 1987, após um afastamento de vinte e cinco anos do teatro. Tal afastamento iniciou-se em 1962, quando concluiu “A Caseira e a Catarina”, peça em um ato, montada pelo Teatro Popular do Nordeste, sob direção de Hermilo Borba Filho. A partir daí, o autor passou a dedicar-se a uma trilogia de romances com os títulos: “A Maravilhosa Desaventura de Quaderna”, “O Decifrador” e o “Romance d’A Pedra do Reino", escrito de 1958 a 1970.
O Quaderna que sobe ao palco, portanto, é o mesmo personagem-narrador de “A Pedra do Reino”. Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna, ou simplesmente Pedro Quaderna, rei e palhaço, misto de Quixote e Sancho, astrólogo, charadista, escritor de folhetos, bibliotecário, dono de circo, intelectual sertanejo megalomaníaco, divertido e sedutor. Ele representa o sertanejo que se vale da astúcia para sobreviver, alcançar alguma notoriedade e adquirir certas vantagens no seu mundo de senhores de terras, cangaceiros, boiadeiros, ciganos, catarinas e moças donzelas doidas para casar. Um dos personagens mais complexos da literatura brasileira.

Sobre Inez Viana                                                                                
A atriz e diretora teatral, Inez Viana é formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (C.A.L) desde 1987. Reúne em seu currículo mais de 20 peças, filmes, novelas e shows. No teatro, trabalhou com diretores renomados como Aderbal Freire (Fo), Enrique Diaz, Miguel Fallabela, João Moreira Salles, Jorge Fernando, Cécil Thiré, Sérgio Britto, Domingos Oliveira, Luiz Antônio, Martinez Correa, entre outros.
Dona de uma voz privilegiada, ela passeia entre palcos e microfones com desenvoltura. Em 1987, recém-formada em teatro, Inez Viana estrelou “Gardel – Uma Lembrança”, sob a direção de Aderbal Freire Filho. Entre os Prêmios que recebeu, estão o de melhor atriz de Teatro, em 1991, por sua atuação em “Uma Aventura Carioca”, de Caio de Andrade, e o Prêmio Millênium de Televisão, por seu trabalho na novela “Laços de Família”, em 2000. Foi também indicada como uma das dez melhores atrizes do ano de 1996, por “Futuro do Pretérito”, de Regiana Antonini.
Em 2012, a atriz enfrentou uma dupla jornada com o monólogo “A mulher que escreveu a Bíblia” e com o musical “Sassaricando - E o Rio Inventou a Marchinha”. Atuou também em Selva das Cidades, com direção de Aderbal Freire Filho. Ainda esse ano, dirigiu o espetáculo Os Mamutes, do premiado autor Jô Bilac.

Ficha técnica
Autor: Ariano Suassuna
Direção: Inez Viana
Elenco: Leonardo Brício, Débora Lamm, Juliane Bodini, Ricardo Souzedo, Iano Salomão, Diogo Camargos, Zé Wendel, Junior Dantas e Viviane Câmara
Músicos: Gustavo Lyra  e Karin Verthein
Assistente de direção e contrarregra: Luiz Antonio Fortes
Direção de produção: Liliana Mont Serrat
Produção executiva: Leila Moreno
Cenário: Nello Marrese
Figurino: Flávio Souza
Direção musical: Marcelo Alonso Neves
Iluminação: Renato Machado
Consultoria: Carlos Newton Jr
Programação visual: Mais Programação – Humberto Costa
Coordenação Geral : Cláudia Marques
Produção Local : Lubanco Produções
Realização : Fábrica de Eventos e Sapo Produções

SERVIÇO
AS CONCHAMBRANÇAS DE QUADERNA
Campos
Teatro: Trianon
Dias: 19 e 20 de maio
Horário: Sábado às 21h e domingo às 19h
Endereço: Rua Marechal Floriano, 211
Tel:: (22) 2726-3500


Classificação indicativa: 12 anos
| edit post
Washington Campos
| edit post
Washington Campos

A Fundação Bill & Mellnda Gates, de propriedade do ex-CEO da Microsoft Bill Gates, e sua esposa Melinda, está recebendo propostas no valor de cem mil a um milhão de dólares para financiar ações sob o tema: “A ajuda está funcionando: avisem o mundo!”. 
Esta chamada é aberta também a pessoas físicas, não apenas organizações da sociedade civil, e pode abordar um grande número de temas inovadores em ajuda ao desenvolvimento, com o objetivo de apresentar abordagens inovadoras.
As inscrições vão até o dia 15 de maio, e mais informações podem ser obtidas nesse link:http://www.grandchallenges.org/Explorations/Topics/Pages/GHCommunicationsRound9.aspx.”
| edit post
Washington Campos

Até o próximo dia 15 de maio estão abertas as inscrições para a 6ª Edição do Festival Visões Periféricas,destinado a projetos sociais, oficinas e escolas populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão criativa e desenvolvimento social.

O objetivo do evento é desenvolver uma reflexão mais aprofundada sobre os temas abordados nas obras, promovendo o intercâmbio entre as diferentes instituições realizadoras; usar a tecnologia e as novas mídias a serviço da democratização dos meios de produção e difusão do audiovisual, além de promover a liberdade de expressão, a mistura de olhares e a reflexão sobre o próprio conceito de periferia a partir das inovações tecnológicas em curso.
Os interessados devem acessar a ficha online no site do festival (www.visoesperifericas.org.br), preencher todos os campos obrigatórios e encaminhar os trabalhos, com fotos e outros materiais de divulgação (se houver), de forma online ou por correio, que deve ser feito somente por meio de Sedex ou carta registrada com Aviso de Recebimento (AR), apenas nos formatos DVD Vídeo ou MINIDV, e DVD Vídeo (caso a obra seja produzida em outro país), para o endereço: Associação Imaginário Digital, Rua Senador Vergueiro 250 A / AP. 906, Flamengo – Rio de Janeiro (RJ), CEP: 22230-001.
Mais informações
Imaginário Digital
Tel.: (21) 2226-9173
| edit post