Washington Campos
Criado em 2008 pela Eletrobras, este Programa tem como objetivo ampliar a democratização do acesso aos recursos destinados anualmente ao patrocínio de projetos culturais.
A primeira edição, referente a 2009, promoveu uma seleção pública nacional para apoio a espetáculos teatrais. Em 2010, foi lançado, pela primeira vez, um edital integrado, envolvendo as empresas Eletrobras.
Além disso, em 2010, as áreas patrocinadas foram ampliadas. Filmes de longa-metragem, patrimônio imaterial e festivais de cinema e teatro também passaram a fazer parte das modalidades que integram o edital cultural. Os espetáculos teatrais continuaram presentes, dando continuidade à tradição que faz da Eletrobras uma das maiores incentivadoras do teatro no Brasil.
Na edição de 2011, mais uma categoria foi adicionada: o teatro infanto-juvenil.
O incentivo à cultura está totalmente alinhado com a nossa missão: levar energia para todos os brasileiros. Não só a energia elétrica que contribui para o desenvolvimento do país, mas também a energia que emana das manifestações culturais e expressa a identidade e a força do nosso povo.
 
TOPO
Sobre esta edição
O Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2012 visa estimular a produção artística, a reflexão e o conhecimento sobre a cultura brasileira. Neste ano, a novidade é a possibilidade de participação de projetos para circulação de espetáculos teatrais.

Serão destinados R$ 21,59 milhões para apoiar projetos em três segmentos:

1. Fomento ao teatro
Busca criar condições que colaborem com o crescimento da produção teatral brasileira, sua profissionalização e a qualificação dos quadros artísticos e técnicos, bem como com a sua difusão, compreensão e discussão, estimulando a formação de plateias. Este segmento envolve quatro áreas: produção de espetáculos para o público adulto, teatro infanto-juvenil, circulação de espetáculos e festivais de teatro.

2. Fomento ao audiovisual
As metas são promover a cultura cinematográfica brasileira e formar audiência, apoiando tanto a produção de filmes de longa-metragem quanto a sua difusão e divulgação por meio de festivais. Nosso objetivo é revelar e chamar a atenção para obras de qualidade que contribuam para o progresso da arte cinematográfica e incentivem o desenvolvimento e a descentralização da indústria do cinema no Brasil. Este segmento envolve duas áreas: produção de filmes de longa-metragem e festivais de cinema.

3. Fomento ao patrimônio imaterial
Apoio a projetos que promovam a identificação, a documentação, o reconhecimento, a investigação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão, a difusão, a revitalização e a salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial e suas criações culturais fundadas na tradição e manifestadas por indivíduos ou grupos de indivíduos como expressão de sua identidade cultural e local. Para o enquadramento dos projetos neste segmento, serão adotados, como referência, o Decreto nº 3.551/00 (Iphan) e a Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Unesco).

Valorizando projetos inovadores, com alcance de público o mais diverso e amplo e que aproximem a atividade artística do processo educativo, o Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2012 leva cultura para todo o país e investe no seu desenvolvimento sustentável e na formação dos seus cidadãos.