10 dicas para atrair fãs para sua banda, usando as redes sociais 2.0
- Use as redes sociais como canais de diálogo, e não de disparo de informações
- Identifique quem é o seu público na web, e quais canais eles estão usando (além de My Space, You Tube, Twitter, Orkut e Facebook, existem quase 300 redes sociais)
- Entre canais ainda não utilizados pelo seu público, tem algum que oferece ferramentas mais interessantes para fazer um design atraente, inserir uma boa playlist e interagir mais com seus fãs? Se tiver, experimente também
- Defina palavras-chave estratégicas para as suas tags e conteúdos, pois são elas que atraem visitantes pelos portais de busca, como Google e Yahoo
- Descubra o que seu público está ouvindo e sobre o que está conversando nas redes sociais
- Participe das redes sociais de seu público, interagindo nos diálogos que ele já criou, sempre com um link para os seus canais
- Nas suas redes sociais, insira conteúdos relevantes e multiplicadores, ou seja, aquilo que seu público gosta de ver e ouvir, além de compartilhar com amigos
- Não basta ter um perfil e rede social bacana na internet. Quem gostou na primeira vez, vai voltar e, se não houver atualizações, o seu interesse diminui, podendo chegar ao ponto desses visitantes deixarem de te acompanhar na web.
- Realize ações promocionais que engajem o público, ampliando seus acessos e fazendo com que conteúdos com a sua marca estejam espalhados por todo lugar. Por exemplo: Ofereça um prêmio para fãs que fizerem vídeos em seus shows, e os postarem no You Tube, com link em seu My Space.
- Mesmo que as redes sociais hoje ofereçam muitos recursos, não deixe de ter o seu website, pois esse canal é 100% controlado por você. Se decidirem acabar com o My Space, e esse é seu único canal, você acaba perdendo o seu endereço na web.