Washington Campos
Uma reunião ontem (terça-feira, 17), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, discutiu a realização nos dias 16 e 17 de junho, na Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), do Seminário “Que museu que nós queremos?”. O tema foi o principal assunto discutido pelos secretários de Cultura, Orávio de Campos Soares, e de Desenvolvimento, Orlando Portugal, além do diretor de Turismo, Lúcio de Jesus, a assessora e historiadora Sylvia Paes, e a turismóloga Ana Néri Alvarenga.
   
O grupo pretende realizar um trabalho conjunto no sentido de promover maior participação e integração da comunidade com relação à identidade e direcionamento do trabalho dos museus do município. Após exposição de Sylvia Paes, do novo conceito de Eco Museu, pelo qual o museu de hoje é resultado da interatividade e do desejo dos munícipes que opinam e colocam o que desejam encontrar nele, o grupo definiu por um convite ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para que ajudem no planejamento do evento e enviem representantes para palestras, assim como dêem sugestões de temas e estudo para grupos de trabalho.
   
- Estamos construindo uma parceria muito interessante  visando discutir a gestão de um turismo cultural sustentável em Campos. Por isso esse seminário vai ser muito importante, já que objetiva envolver a comunidade na proposta de discutir justamente o que deseja nessa área específica de museus na cidade - destacou Orávio.
   
O secretário de Cultura observa que o que for colhido do seminário será aplicado nos museus já existentes e nos outros que atualmente são idéias e podem futuramente se transformarem em projetos, como os Museus da República, da Cana-de-Açúcar, do Petróleo e o Museu Popular. “Queremos saber o que a sociedade campista pensa dessas idéias e se desejam realmente que elas sejam viabilizadas. Partimos dessa premissa para realizarmos”, afirma o secretário.
   
Para Orlando Portugal o trabalho do setor de cultura junto com o de desenvolvimento vai propiciar a efetivação de uma parceria que terá muito sucesso.”Já começamos bem com essa parceria para discutirmos a questão dos nossos museus”,avalia. Ele informa que, em breve, haverá um ônibus que estará envelopado com as imagens dos atrativos da cidade e que vai levar tanto campistas quanto visitantes para city tour cujo roteiro incluirá o Museu Olavo Cardoso.

Postado por: Thábata Ferreira - 18/05/2011 11:19:00