Washington Campos
Marcando a estréia do projeto Quinta Clássica, o Teatro Trianon receberá hoje (quinta-feira, 26), a ópera “Don Quixote nas bodas de Camacho”, trazendo beleza e modernidade nas interpretações de professores e alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através das Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação. Para assistir ao espetáculo, basta doar um agasalho.

A montagem traz a música de Telemann, inspirada em uma das passagens do livro de Miguel de Cervantes, que se casa perfeitamente com o caráter cômico do texto, dentro do qual a figura mundana e realista de Sancho Pança se contrapõe ao altivo e delirante Dom Quixote. A história acontece durante a celebração de um casamento de pastores.

A obra conta com o Coro e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência de Marcelo Fagerlande e Juliano Dutra. A direção musical é de Marcelo Fagerlande e a direção cênica de José Henrique Moreira. Fernando Lourenço vive Don Quixote e, Leandro da Costa, Sancho Panza. Estarão em cena, também, Paola Soneghetti (Quitéria), Júlia Anjos (Grisóstoma), Bruno Pimentel (Pedrilho), André Cantanhede (Basílio) e Luan Góes (Camacho).

Quinta Clássica – O novo projeto musical da Fundação Trianon vai divulgar a música clássica, trazendo ao palco do teatro, concertos, óperas e orquestras. A popularização da música erudita é a grande meta do projeto. “É o começo de uma nova iniciativa que, com certeza, vai conquistar o público, repetindo o sucesso de nossos outros projetos voltados para a música”, observa a presidente da Fundação Trianon, Auxiliadora Freitas.

Postado por: Thábata Ferreira - 26/05/2011 10:26:00