Washington Campos
O santo considerado o que tem lugar cativo no coração dos fiéis católicos, São João Batista, está sendo comemorado esse mês em vários pontos da cidade. Há festas em sua homenagem no distrito de Tócos, em Guarus e em Fazendinha, bairro próximo à Penha. Com 67 anos de tradição, a Festa de São João Batista do Fundão é a mais antiga e tem previsão de reunir esse ano, segundo o festeiro Paulo César de Souza, mais de 15 mil pessoas durante os quatro dias de eventos religiosos e profanos. As outras duas festas, apesar de acontecerem em apenas dois dias, também levam centenas de pessoas às ruas para acompanhar as procissões, missas, programação de lazer e os shows, que acontecem à noite. Todas as festas tem apoio da prefeitura, que oferece a infra-estrutura e os shows.
   
A Festa de São João Batista do Fundão começa amanhã (quinta-feira, 23) com show do Bonde Brasil a partir das 20h30. Na sexta-feira (24), às 18h, está prevista abertura das homenagens ao santo padroeiro da Igreja Nossa Senhora Aparecida, com procissão que sairá da Rua Nazário Pereira Gomes, percorrendo as ruas até o parque São José, retornando à igreja para a primeira missa. Após, haverá queima de fogos. À noite, o público verá os shows dos grupos Só Aventura e Bonde Brasil.
   
Já na sexta-feira, (24), o show man Sebastian, que canta louvores católicos, se apresenta no palanque oficial na Rua Nazário Pereira Gomes e a cantora Adelma Rodrigues e o grupo Di Bobeira aquecem a noite. No dia seguinte, às 5h, haverá a Alvorada, com a banda São Sebastiamento, que vai  percorrer as ruas do bairro. Na programação noturna estão as bandas  Fuzueira e Gigante do Pagode. No último dia da Festa de São João Batista do Fundão, a criançada  vai ser brindada com programação infantil de primeira qualidade, com muitas brincadeiras como corrida rústica, prova da mamadeira, corrida de saco, cabo de guerra e outras. As brincadeiras vão até as 15h, quando haverá apresentação do Boi Pintadinho, chamado de Boi Real e do palhaço Liliu.  O show do grupo Nosso Sentimento fará o encerramento da festa.
   
Em Tócos - Com menos tempo de tradição (26 anos), mas com o mesmo fervor dos fiéis, acontece na quinta e sexta-feira (23 e 24) a Festa de São João Batista, da localidade de Tócos. O festeiro homônimo do santo festejado, João Batista Pessanha, de 76 anos, homenageia há mais de duas décadas com a organização do evento e diz que recebeu esse nome, porque nasceu na véspera da data comemorativa do santo. A programação religiosa consta de Dia de Louvor no primeiro dia, que contará com apresentação de grupos de louvores e procissão, que sairá às 18h, da Igreja Nossa Senhora da Penha. O cortejo percorrerá as ruas do distrito retornando à igreja onde o padre Jorge Guimarães celebrará a missa, dará a benção e, em seguida, haverá queima de fogos. A festa terá ainda quadrilhas e será prestigiada pelos moradores da localidade, que atualmente conta com quase dez mil habitantes. O show do dia 23 será com o grupo Mandacaru e, no dia seguinte, com o cantor Fabiano Oliveira.