Washington Campos
A Secretaria Municipal de Cultura, via Fundações Trianon, Zumbi dos Palmares e Oswaldo Lima, em parceria com as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Petróleo e Fundação de Esportes, está desenvolvendo o Projeto de Turismo Cultural no município. O projeto prevê a realização de Circuitos Culturais de Museus em Campos, aproveitando o potencial turístico da região.
   
Nos circuitos, os turistas conhecerão o Museu Ferroviário da Secretaria Municipal de Educação, o Museu da Petrobrás, que vai ser implementado na Casa Brasil Portugal, que será restaurado, bem como o Museu Visconde de Araruama, que tem previsão de término da obra para dezembro deste ano. O circuito passará, ainda, pelas Casas de Cultura de Goitacazes e de Conselheiro Josino e pelo Solar do Colégio, na estrada de Tocos, sede do Arquivo Público Municipal. O turismo cultural também prevê um percurso a pé pelas Igrejas Históricas do Centro de Campos, como a Catedral, do Terço e São Francisco.
  
Segundo o secretário de Cultura, Orávio de Campos, o Turismo Cultural está na fase embrionária de um grande projeto. “Esse é um trabalho construtivo, que envolve várias secretarias. Estamos planejando um Circuito Cultural de Museus, que garanta a sustentabilidade do turismo na região. Também estamos trabalhando em conjunto com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo os Museus ligados às questões esportiva e ecológica”, informou Orávio, dizendo que está em busca do acervo do Centro das Memórias Esportivas, que terá o lançamento da pedra fundamental nos próximos dias, na Fundação Municipal de Esportes.
   
- Já enviamos ofícios para os clubes de Campos e para a Liga Campista de Desportos solicitando objetos que serão cedidos em regime de comodato. Ficaremos encarregados da segurança e manutenção desses objetos, que lembrarão as maiores conquistas desses clubes. Campos teve e ainda tem muitos clubes, como os das Usinas Cambaíba, Sapucaia e Paraíso de Tocos. Em Santo Amaro tem um time famoso, o Pinheiro Machado, que tem seus objetos guardados num bar, o que é comum em muitos clubes que não têm mais sede. Tivemos o time dos Bombeiros, o Vesúvio. E até mesmo um time de índios em Mutuca. Além do futebol, tivemos grandes atletas em outros esportes como ciclismo e remo, por exemplo - conta o secretário.