Washington Campos
O subsecretário de Cultura, Avelino Ferreira, participou na noite desta segunda-feira (1º), do lançamento do livro “Crônicas para a cidade amada: As cidades brasileiras na Literatura – Estado do Rio de Janeiro”, no Espaço Cultural Eliseu Visconti, da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio. A crônica de Avelino foi publicada no livro, que reúne cronistas falando do amor pela sua cidade, organizado e prefaciado pelo ex-secretário de Educação e Cultura do Estado e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier; e publicado pela Editora Altadena.

A festa teve a participação de todos os cronistas, autoridades, escritores e membros da ABL. “Não seria exagero afirmar que aqui no estado do Rio de Janeiro se concentra o paraíso dos nossos sonhos com praias, manguezais, reservas litorâneas, montanhas, pedras e rochas, Mata Atlântica, rios, o Paraíba do Sul de tantos poemas, lagoas e cachoeiras, numa combinação que se enriquece com a nossa grande vocação artística e esportiva, uma aquarela tropical resplandecente e de deslumbramento, que este livro consagra”, disse Niskier.

Avelino Ferreira recebeu um livro autografado por Arnaldo Niskier. O livro foi uma sugestão do organizador para outros estados brasileiros. As crônicas dos 92 municípios fluminenses foram selecionadas por uma equipe da ABL. “Crônicas para a cidade amada” saiu em edição especial com folha de rosto de cada município. O livro de 308 páginas tem foto da Praça do Santíssimo Salvador com a Catedral Diocesana ao fundo, introdução da secretária de Educação, Joilza Abreu Rangel, que esteve presente no evento; e faz referência à prefeita Rosinha Garotinho e ao vice-prefeito Doutor Chicão. O livro ficará disponível na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, no Palácio da Cultura.

A crônica de Avelino, “Campos, minha cidade, meu amor!”, está publicada na página 61 do livro. “A crônica é uma homenagem à nossa cidade e à administração da prefeita Rosinha. Dei o nome de minha crônica ao slogan criado por ela. A base da minha crônica, que foi aprovada, é o poema Amantia Verba, do nosso poeta maior Azevedo Cruz. Para mim é um orgulho muito grande a minha crônica ter sido escolhida. Foi uma maneira de eu mostrar o grande amor que eu tenho pela minha cidade”, disse Avelino.

Fonte: http://www.campos.rj.gov.br/