Washington Campos
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima vai comemorar neste sábado (5), o Dia Nacional da Música Clássica, a partir das 11h, na reformada Rodoviária Roberto Silveira. Na oportunidade, vai se apresentar a Cia Musicatto com um quinteto de dois violinos, clarineta, violoncelo e piano, apresentando o show “Villa Lobos e o clássico nosso de cada dia” com peças do homenageado Heitor Villa Lobos e outros compositores brasileiros, como Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga e Chico Buarque.

No repertório, as músicas “Trenzinho Caipira”, “Canto do Cisne Negro”, “Melodia” e “Bachiana”, de Villa Lobos; “Odeon”, de Ernesto Nazaré; “Corta a Jaca”, de Chiquinha Gonzaga; “A Banda”, de Chico Buarque; e um pout-pourri de marchinhas como “Tico Tico no Fubá” e “Brasileirinho”. O quinteto será formado por Sara Cesário (violino), Amaro Neto (violino), Raquel Rangel (clarineta), Monalisa Toledo (violoncelo) e Fernan Morales (piano).

A vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes, explicou o objetivo do evento. “Como a Fundação Oswaldo Lima é uma Fundação de cultura, ligada diretamente à música e ao teatro, entre outras artes, decidimos fazer essa homenagem a Villa Lobos, pela sua importância para a música brasileira. Fizemos a escolha de um local apropriado, que é a rodoviária. Vamos aproveitar os passageiros embarcando para as praias. Queremos que as pessoas fiquem felizes e maravilhadas”, afirmou Maria Helena.

Dia Nacional da Música Clássica - Instituída em 13 de janeiro de 2009 pelo então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a data é uma homenagem ao aniversário do maestro Heitor Villa Lobos, considerado o maior expoente da música modernista do Brasil. No dia 22 de junho de 1960, o Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, já havia assinado o decreto nº 48379, formalizando a criação do Museu Villa-Lobos, no bairro de Botafogo, no Rio, com a finalidade de preservar o acervo e divulgar a obra do maestro.

Ao longo desses 50 anos, o museu tem desenvolvido diversos projetos nas áreas cultural e educativa, através da edição de livros e discos, da realização de festivais, concursos internacionais e concertos didáticos, além do atendimento à pesquisa.


Postado por: Rodrigo Cherene - 04/03/2011 11:16:00