Washington Campos

Os alunos das escolas da rede municipal, que integram o grupo Gotta: Os Intérpretes da Alegria, participam, nesta quarta-feira (2), de uma filmagem com a equipe de produção do Prêmio Rio Sócio Cultural. Eles concorreram com 228 projetos de várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. O projeto do Gotta ficou entre os 10 finalistas. A cerimônia de entrega de premiação acontecerá no dia 29 de março, no Teatro João Caetano, Rio.

O Prêmio Sócio Cultural tem como objetivo valorizar e divulgar ações que contribuam para o crescimento social, a autoestima das comunidades e que gerem trabalho, renda, cidadania e fortalecimento da identidade fluminense. A coordenadora e orientadora do projeto Gotta, Ana Raquel de Souza Pourbaix informou que o objetivo da filmagem desta quarta-feira (2) é coletar imagens dos contadores de história que serão exibidas no dia 29, na hora da entrega dos prêmios. As crianças serão filmadas a partir das 9h na Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva, no bairro do IPS.

- Este prêmio representa uma dimensão imensurável para a formação da identidade dos nossos alunos. Eles participam do grupo de leitura ‘artilizada?, ou seja, lêem histórias de grandes autores da literatura clássica, confeccionam os próprios figurinos e fazem interpretações. Eles silenciam palestras, colhem sorrisos, incentivam e despertam o gosto pela leitura. A cada apresentação que realizam, eles percebem o quanto são importantes, que podem inovar cada vez mais e serem sujeitos da sua própria história - , informou Pourbaix.  

Histórico - O Gotta é formado por um grupo de crianças, entre 5 a 12 anos. Ele começou com apenas 03 integrantes e, atualmente, assiste 28 beneficiados, sendo 12 que fazem parte do trabalho de contação de história. “O grupo Gotta disputou o prêmio com 228 projetos de incentivo à cultura de várias cidades do interior do Estado do Rio. No dia 29, eles estarão no Rio representando o município de Campos”, finalizou.


Postado por: Álvaro Sardinha - 01/03/2011 16:49:00