EXPOSIÇÃO O RIO DE MACHADO DE ASSIS
As obras literárias de Machado de Assis são reconhecidas por sua importância na literatura nacional. Agora, o Rio de Janeiro retratado na época em cada história do admirado autor também vai ficar bem conhecido para aqueles que apreciam o trabalho do escritor. Pelo menos essa é a proposta da exposição “O Rio de Machado – Por Pedro Vasquez”, que será exibida no Palácio Cultural Carlos Martins, em SJB, entre os dias 23 de fevereiro e 18 de março.
A mostra é uma oportunidade ímpar para a população local conhecer fotos de Pedro Vasquez feitas no Rio de Janeiro no final do século XX inspiradas na obra de Machado de Assis. O projeto pessoal do fotógrafo visa a valorização do Rio de Janeiro, através da recuperação da atmosfera do universo do autor. Embora a cidade tenha passado por transformações desde a morte do escritor, em 1908, alguns pontos são destacados nessa mostra, por serem os mais significativos da obra machadiana: o Centro, os bairros portuários, a Lapa, o Catete, a Glória, o Largo do Machado, a enseada de Botafogo, a Lagoa Rodrigo de Freitas, Laranjeiras e Cosme Velho.
A população de São João da Barra e região poderá conhecer um pouco mais a capital do Estado e ao mesmo tempo parte das histórias de Machado de Assis. A mostra contará ainda com uma agenda de exibições de filmes inspirados nos livros do escritor. O acervo da mostra faz parte das exposições itinerantes do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro (do CCBB RJ), e já foi exposto em algumas cidades brasileiras.
Pedro Vasquez – O fotógrafo Pedro Karp Vasquez atua em diferentes modalidades de artes visuais. O carioca nasceu a 29 de junho de 1954. Formou-se no curso de Cinema da Université de la Sorbonne de Paris, França, 1977. Durante a adolescência, estudou xilogravura com Newton Cavalcanti no Centro Educacional de Niterói, 1966/1968; realizou curso sobre fotografia fantástica com Duane Michals, Leslie Krims, Christian Vogt e Paul de Nooijer, na Rencontres Internationales de la Photographie d’Arles – França, 1976; e estudou pintura com Bernardii, 1980.
Como administrador cultural, foi responsável pela criação do Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (INFoto / FUNARTE); e do Departamento de Fotografia, Vídeo e Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Como pesquisador, escreveu diversos livros sobre fotografia, entre os quais: Dom Pedro II e a fotografia no Brasil; Fotógrafos Pioneiros no Rio de Janeiro; Fotografia: reflexões & reflexões; Niterói e a fotografia, 1858-1958 e Mestres da fotografia no Brasil — Coleção Gilberto Ferrez. Tendo atuado ainda como consultor para o Banco de Dados Informatizados sobre Fotografia no Brasil do Instituto Cultural Itaú - SP e da Enciclopédia Encarta, da Microsoft. Entre as exposições individuais de Pedro Karp Vasquez, destacam-se as realizadas na Galerie Contejour, Paris- França, 1976; Museu de Arte de São Paulo – SP, 1987; Centro Cultural Banco do Brasil – RJ, 1989; Bienale Internazionale Torino Fotografia, Turim - Itália, 1991 e Centre de la Photographie , Genebra - Suíça, 1992.
Machado de Assis – Cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, viria a tornar-se o maior escritor do país. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, testemunhando a transição política do império para a república e, neste contexto, transformou-se em grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época. Assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e conseguindo precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.
O Rio de Machado – Por Pedro Vasquez
Palácio Cultural Carlos Martins
Endereço: Rua dos Passos nº 01, Centro, São João da Barra.
Data: 23 de fevereiro a 18 de março
Horário: 10h às 17h
Entrada franca