Washington Campos
Um fato recorrente chama a atenção dos foliões cariocas nas últimas décadas, com o renascimento do carnaval de rua da cidade. Os números da festa crescem a cada ano e alguns blocos com maior tradição, como Suvaco do Cristo e Simpatia é quase amor, assistiram seus desfiles mudarem radicalmente em seus 25 anos de existência. O Simpatia, que reuniu 300 pessoas no seu primeiro desfile em 1985, agora arrasta por ano entre 60 e 70 mil pelas ruas da Zona Sul e é um exemplo das novas proporções que a festa do Momo ganhou na cidade. Entre os 424 blocos que ganharam autorização para fazer o desfile em 2011, estão tradicionais, como Cordão do Bola Preta, e os novatos, como Sargento Pimenta, que fará seu primeiro cortejo ao som de clássicos dos Beatles.

Segundo os foliões mais assíduos, as expectativas para o carnaval 2011 são as melhores possíveis. Alguns editores de sites especializados na folia estão impressionados com a demanda por informações sobre os blocos, como Arthur Sarandy, do Ofolião: “Não esperávamos um sucesso tão grande na quantidade de acessos do site, que não vem apenas do Rio de Janeiro, mas do Brasil inteiro, mostrando que teremos muita gente de fora do Rio no carnaval. Não duvido que em cinco anos ou um pouco mais, o carnaval de rua do Rio passe a ser o melhor e mais procurado do Brasil”, explica Sarandy. “Esperamos um carnaval organizado, limpo, sem violência e com muito espaço para a alegria dos foliões”.

Para estimular o carnaval de rua em todo o estado e ressaltar a importância cultural dos blocos, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realizou o Edital de Carnaval 2011, que contemplou 202 instituições, 64 a mais em relação ao ano passado. Os grupos selecionados incluem a Federação de Blocos Carnavalescos do Rio de Janeiro, a Associação das Escolas de Samba Mirins, a Liga Independente dos Blocos de Embalo do Rio de Janeiro, além do Centro Cultural Cordão da Bola Preta, do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e do Clube do Samba.

O responsável pelo Edital de Carnaval, Didu Nogueira, comemora a adesão ao edital por grupós do interior. “Começamos dando o apoio à grande passarela do carnaval carioca, a Avenida Rio Branco e a cada ano que passa ampliamos o número de contemplados. Só no interior houve um aumento de 500% de 2010 para 2011. São sete categorias, como bandas, blocos de embalo e ranchos e afoxés”, explica.

Confira aqui a programação dos principais blocos do dia 25/02 até o Sábado de Carnaval e de Domingo de Carnaval até a Quarta-feria de Cinzas.

Colaboração de Gustavo Durán