Washington Campos
O grupo “GOTTA: os intérpretes da alegria”, com alunos da rede municipal que venceram o concurso estadual Sócio Rio Cultural, foi homenageado na tarde desta segunda-feira (18), em Campos. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da prefeitura. A proposta do evento foi realizar cerimônia municipal para homenagear os vencedores do concurso, comemorar o Dia Nacional da Literatura Infantil e aniversário do ícone da literatura, Monteiro Lobato.
   
Durante a solenidade, a secretária municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, anunciou o projeto de ampliação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura. o “Ler para Ser”. Segundo Joilza, os professores da rede municipal irão receber um kit com 20 livros, reunindo obras dos principais autores da literatura brasileira. “Os alunos também receberão um kit com cinco livros para que possam levar para casa e compartilhar leitura com seus familiares”, relatou.
   
A secretária agradeceu o desempenho dos integrantes do grupo GOTTA, da representação e vitória no concurso e relatou que foi realizada solenidade municipal para homenagear os vendedores e reuniu outros alunos da rede para que os contadores de história sirvam de exemplo para outras crianças. “Estou muito orgulhosa de vocês. Na semana passada houve entrega do prêmio estadual e torço em vê-los recebendo um prêmio nacional”, relatou.
   
Os alunos receberam medalhas, kits de livros de autores campistas como Jacaré Lelé, de Antônio Marcos Cabral Firmino, conhecido como Pelezinho, O Carukango e Escravidão e Abolição, de Helvio Cordeiro, a Revista Culinária Africana, entre outras obras. Para uma das integrantes do grupo, Paola Barreto, a leitura é de suma importância, porque “além de divertir, ela também ensina. Quem lê aprende mais e, com isso, pode mudar o mundo para melhor”.
   
Participaram da solenidade equipe da Secretaria Municipal de Educação, os vereadores Jorge Magal, Dona Penha, Bispo Vieira Reis, além do presidente da Fundação Cultural Jornalística Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, representante da Fundação Zumbi dos Palmares, o escritor e pesquisador, Hélvio Gomes Cordeiro, entre outras autoridades.

Postado por: Álvaro Sardinha - 18/04/2011 19:12:00