Washington Campos



O maior palco fixo para eventos públicos em países da América do Sul está em construção em Campos. De acordo com o vice Prefeito Doutor Chicão, o projeto é mais um investimento na área cultural do atual governo e, por iniciativa da Prefeita Rosinha Garotinho, será integrado ao Centro de Eventos Populares de Campos (Cepop). O super palco consta de estrutura completa para eventos culturais e sociais e contará com palco inclinado de 30 metros de diâmetro elevado a 13 metros de altura na parte da inclinação superior do piso. No térreo, o super palco terá infraestrutura completa para suporte aos artistas, oradores, músicos em apresentação de pequenos e grandes eventos, com sala técnica, banheiros, cozinha, copa, camarins e todos com itens de acessibilidade para deficientes.

O moderno palco, em formato circular, ficará posicionado junto da área de dispersão da pista de desfiles do Cepop. Na área de dispersão há espaço para cinco mil pessoas em pé, mas o super palco está sendo edificado em posição estratégica em relação as arquibancadas, de forma que os eventos, realizados a 13 metros do solo, poderão ser assistidos por um grande público de até mais de 10.500 pessoas sentadas nas arquibancadas e nos 12 camarotes com total de 24 unidades, divididos em dois blocos. Distante 13 metros da sala técnica que ficará no térreo do grande palco, funcionará uma torre de apoio, com moderno sistema de som e iluminação móveis.

De acordo com o coordenador das obras, o arquiteto Carlos Henriques de Nigris Teller, da PCE Projetos e Consultorias de Engenharia Ltda, (empresa contratada pela Prefeitura de Campos para realizar levantamentos técnicos e acompanhar a execução dos projetos), o super palco, em formato de círculo, terá cobertura instalada a 27 metros de altura, sustentada com um arco metálico, estaiado (cabos de aço), com extensão de 50 metros entre dois pilares metálicos de sustentação.

- A inclinação do piso, elevado a 13 metros do solo, permitirá que o grande público do conjunto de arquibancadas e dos 24 camarotes tenha visibilidade dos eventos realizados no super palco, que contará ainda no conjunto de logística com estacionamento de 549 vagas com tratamento paisagístico, situado por trás de um dos blocos de camarotes e das arquibancadas do lado Sul. O acesso ao estacionamento será pelas marginais construídas junto do Canal, que foi dragado, teve o talude retificado e recebeu tratamento paisagístico, com plantação de grama em ambas as margens, em toda sua extensão - detalhou Carlos Teller.

Doutor Chicão ressalta avanços na Cultura - "Campos ficou muito tempo à margem da agenda nacional dos grandes eventos. Até mesmo as ações públicas para desenvolver a cultura local ficaram esquecidas nos últimos 10 anos, mas o nosso governo tem levado cultura a sério. Temos promovido a cultura com grandes espetáculos no Trianon e importantes eventos no Teatro de Bolso, Procópio Ferreira, mas também temos construído ações culturais nas escolas e nas comunidades através dos programas das Fundações Zumbi dos Palmares, Oswaldo Lima, da Infância e da Juventude e através das Secretarias de Educação e de Cultura. O Cepop, com este grande palco, culminará num excelente resultado para a cultura da nossa cidade", observa Doutor Chicão.